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Mercado Hoteleiro: confira nossas dicas para lidar com a concorrência nessa área!

Em qualquer área, a concorrência existe e traz junto uma série de desafios a serem vencidos. No mercado hoteleiro não é diferente. Por isso, é fundamental estar atento às diversas situações que fazem parte desse contexto. 

Algumas delas são a localização, o público-alvo e a semelhança dos serviços ofertados. Para conquistar um bom número de hóspedes de forma sistemática, é importante atuar em um mar azul, ou seja, buscar estar acima da tradicional guerra de preços e oferecer benefícios que possam realmente atrair o público pelos mais variados motivos.

Visando ajudar você nessa missão, listamos algumas dicas para lidar com a concorrência nessa área e obter os resultados que o seu hotel almeja. 

Melhorar o posicionamento da marca

Onde a sua marca está? Com quem ela conversa? Essas respostas precisam estar na ponta da língua quando falamos na qualidade do seu posicionamento atual. 

Estando abaixo do que você julga interessante, há inúmeras formas de melhorar. Se está em um padrão adequado, é possível qualificá-lo ainda mais. 

Algumas das dicas para isso são: construir presença sólida nas redes sociais (afinal, ali se encontram milhares de potenciais clientes), focar a produção de conteúdo (muitas vezes, uma viagem parte da busca de informações sobre o destino) e também investir em parcerias como, por exemplo, restaurantes e empresas organizadoras de eventos. 

Buscar um diferencial competitivo

Você tem um ótimo hotel? Ok, esse já é um grande passo para alcançar o sucesso, porém sozinho ele não é suficiente. 

Mais do que a questão estrutural, os fatores organizacionais e mercadológicos precisam estar bem alinhados para se obter um diferencial competitivo. 

Uma maneira interessante de fazer isso é mapear as ações da concorrência e descobrir o que está agradando os clientes. A partir disso, é possível moldar a sua estratégia e direcioná-la com base nessas informações obtidas, tendo assim mais chances de oferecer o que o público busca. 

Investir em estratégias de marketing

Quando falamos simplesmente em investir em marketing, ficamos dentro de um contexto muito geral. Ao mencionar estratégias de marketing, falamos de uma série de recursos capazes de trazer os resultados desejados. 

Isso nos leva a concluir que é preciso sair do “mais do mesmo” e encontrar fórmulas de obter um excelente retorno desse investimento, tanto em relação à lucratividade quanto à imagem do hotel no mercado. 

A primeira pergunta que você deve fazer é: qual mensagem quero passar para o meu público? Dentro do termo “mensagem” podemos incluir não só a questão comunicativa, mas também a forma de apresentar os seus serviços aos consumidores. 

A partir das respostas obtidas, é possível traçar um caminho a ser percorrido. Caso haja dificuldade ou ache mais válido repassar essa tarefa para terceiros, é sempre possível contar com ajuda especializada. Uma agência de marketing digital pode ser muito útil nesse processo. 

Qualificar a forma de atuação

Aqui podemos dividir a forma de atuação em dois pontos distintos: equipe e recursos oferecidos

Em relação ao primeiro, é fundamental observar constantemente o que vem sendo feito, a ponto de identificar rapidamente possíveis falhas e, assim, manter o alto padrão do serviço. 

Se você puder agregar profissionais que tenham conhecimentos necessários que, infelizmente, nem sempre são oferecidos, como no caso da língua de sinais, estará trabalhando em cima de questões que podem fazer muita diferença em termos da qualidade do atendimento. 

Sobre os recursos oferecidos, é sempre importante ouvir o público para saber o que ele gostaria de ter. Isso ajuda, inclusive, a trazer recursos não conhecidos e que podem gerar muito valor.

Muitos hóspedes relatam experiências positivas em hotéis de outras regiões ou países variados, o que é uma informação muito valiosa para qualificar a sua oferta e construir um diferencial na forma de atuar. 

Com estas dicas, foi possível traçar um panorama de como lidar com a concorrência no mercado hoteleiro. Coloque-as em prática, teste e veja como elas podem ajudar no seu dia a dia. 

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