O que fazer para seu hotel ter melhor desempenho no tripadvisor?
Paulo planejava uma viagem em família há anos. Quando finalmente conseguiu acumular todas as economias necessárias para tal, ele decidiu planejar. E qual o melhor local para isso? A internet, é claro!
Com isso, ele começou sua busca e encontrou, como a grande maioria dos usuários, o maior site de turismo do mundo (que também possui um aplicativo), capaz de fornecer todo o tipo de informação e agilizar todas as operações necessárias para a viagem.
É claro que você gostaria que o seu hotel se destacasse nessa aplicação, não é mesmo? Afinal, Paulo pode ser seu hóspede!
Quer saber o que fazer para que seu hotel tenha um melhor desempenho no TripAdvisor? Neste post, separamos algumas dicas, para que você saiba como se posicionar na plataforma de maneira simples e eficaz. Confira!
Utilize boas fotos
É óbvio que um hotel com boas fotos vai chamar atenção, mas a dica aqui não se limita a isso. Segundo o próprio TripAdvisor, perfis comerciais com 30 ou mais fotos atraem 45% mais clientes do que aqueles que apresentam apenas 10 imagens.
Esse número pode parecer um pouco exagerado para certos hotéis, mas não é. Muitos se limitam a exibir fotos dos seus quartos e áreas de lazer e recepção, mas será que isso é o suficiente?
Quartos
Todos os tipos de quarto foram mostrados nas fotos? É comum que alguns estabelecimentos não exibam o interior de um quarto do mesmo plano que tenha um diferente número de camas, por exemplo.
Fotos externas
Fotos aéreas feitas com drones podem dar uma melhor noção ao cliente de como é a vizinhança do hotel, além de destacar o prédio em si. Elas são uma boa pedida para hotéis com muitos andares ou que sejam cercados por uma boa paisagem.
As melhores vistas
Que tal selecionar algumas das melhores vistas dos seus quartos para fazer com que o cliente sinta ainda mais vontade de efetuar a reserva o quanto antes? Como as vistas dependem da disponibilidade de cada quarto, as fotos ajudam a promover a sensação de urgência para efetuar a reserva.
Não esqueça das imagens óbvias também, como áreas de lazer, espaço para eventos, refeitório e recepção. E é possível, também, inserir um link para um tour virtual, o que pode ser um diferencial!
Forneça respostas ao público
Acompanhar o feedback dos hóspedes é fundamental para que seu estabelecimento seja visto com bons olhos pelos usuários que estão fazendo pesquisas no TripAdvisor, principalmente quando a resposta apresenta algum tipo de crítica.
A maneira como o hotel se posiciona ao responder os comentários fará com que outros clientes sintam mais confiança em seu estabelecimento ou até mesmo repúdio, em casos extremos.
Aceitar críticas negativas é uma boa maneira de mostrar que seu hotel não está fazendo uma filtragem para mostrar apenas suas qualidades. Isso dará, ainda, mais credibilidade aos comentários positivos que seu perfil recebeu.
Evite perfis desatualizados
Em hipótese alguma, crie um perfil para deixá-lo de lado. Perfis fantasmas, isso é, que não respondem às perguntas e não fazem atualizações na plataforma, passam a sensação de descaso e falta de organização. Você quer que essa seja a primeira impressão que alguém tem do seu estabelecimento?
Informe os hóspedes sobre o TripAdvisor
Mesmo sendo o maior site de viagens do mundo e contando com mais de 16 anos de atuação, é comum que muitos dos seus hóspedes não conheçam ou não utilizem o TripAdvisor. Para não perder bons depoimentos e avaliações, certifique-se de informá-los que seu hotel está na plataforma.
Isso pode ser feito com adesivos espalhados pelo estabelecimento, ou até mesmo com uma ferramenta da plataforma que possibilita o envio de e-mails para antigos usuários com um link para a avaliação. O nome desse recurso é avaliação expressa.
Hotéis que fazem uso desse lembrete de avaliação acabam se dando bem na plataforma, porque ela prioriza os que têm um bom número de avaliações recentes. Vale lembrar que nenhum hotel pode dar upgrades, serviços grátis ou bônus, em troca de boas avaliações na plataforma, ok?
Ter uma boa visibilidade no TripAdvisor não serve somente para ganhar mais hóspedes com a ajuda da plataforma. Por meio dela, você também poderá receber críticas que podem dar dicas de como melhorar alguns serviços e corrigir certos erros. Essa é uma ótima oportunidade de ganhar um feedback gratuito, promover seu negócio e criar um relacionamento com o público, tudo de uma só vez!
Gostou desse post sobre melhor desempenho no TripAdvisor? Então, a seguir, que tal conhecer exuberantes projetos de hotéis que exaltam a arte e a arquitetura?