Durante muitos anos, pousadas e hotéis se preocuparam em oferecer serviços e ambientes padronizados. A hospedagem passou a ser sinônimo de um modelo de qualidade pré-estabelecido para as empresas do setor. Porém, a arquitetura e design na hotelaria vêm mudando esse conceito.
As pessoas ainda buscam serviços de qualidade, mas desejam experiências únicas nas suas viagens. E isso vale tanto para os hotéis de luxo quanto para aqueles com hospedagens mais econômicas.
Assim, ambientes únicos e quartos exclusivos têm um papel importante na construção dessa experiência e na percepção dos hóspedes. Quer saber mais? Então continue a leitura!
A necessidade de repensar o mercado de hotelaria está diretamente ligada à mudança de perfil do consumidor moderno.
Um processo em que empresas de diversos mercados estão tendo que entender e reestruturar a forma como fazem negócio. As pessoas estão mais exigentes e o mercado mais competitivo.
Parte disso se deve à internet, que permitiu a criação de canais de contato em que as pessoas podem avaliar serviços, indicar pousadas e hotéis e compartilhar as suas experiências durante as viagens. Um conjunto de informações que podem levar ao sucesso ou fracasso de uma hospedagem.
Dessa forma, hotéis e pousadas se viram obrigadas a repensar os modelos padronizados e investir em diferenciais que pudessem melhorar a experiência dos seus hóspedes.
Nesse processo, a arquitetura e design na hotelaria se mostraram como excelentes alternativas para uma viagem única.
Mais do que garantir uma ambientação exclusiva para os seus hóspedes, a arquitetura e design também permitem que as empresas hoteleiras criem assinaturas próprias.
A identidade visual é, atualmente, de grande importância para os negócios e essenciais para a consolidação de uma marca.
Ao contrário do que muitos pensam, identidade visual não é um conceito exclusivo da logomarca e dos aspectos que a acompanhem. Elas também dialogam com uniformes, ambientes físicos, serviços e outros aspectos do hotel. Por isso é necessário investir esforços na criação dessa assinatura.
Esse processo permite que as pessoas reconheçam a pousada ou hotel pelo design que possui, se identifiquem com os conceitos passados pela sua arquitetura e optem por se hospedar naquele ambiente.
Por isso a arquitetura e design na hotelaria assumem um papel no negócio que vai além de aspectos puramente visuais. São conceitos que se tornam verdadeiros diferenciais de negócios para aqueles que sabem explorar comercialmente as possibilidades que eles oferecem para a empresa.
Suítes exclusivas, por exemplo, conseguem atrair e criar experiências únicas para os hóspedes.
Mobiliários próprios, decoração conceitual, banheiros personalizados e uma estrutura que conta sua própria história torna a viagem de qualquer pessoa especial e dar um sabor a mais para quem quer conhecer algo novo.
Dessa forma, apostar na arquitetura e design é um diferencial de negócio para quem deseja se destacar em um mercado altamente competitivo e com uma clientela exigente.
Gostou deste artigo sobre a arquitetura e design na hotelaria? Então nos deixe um comentário com as suas ideias e opiniões sobre essas tendências que vêm mudando o mercado para hotéis e pousadas.