A avaliação dos hóspedes na internet é um recurso de imenso valor e, certamente, reflete na decisão das pessoas que estão escolhendo um hotel. Isso acontece porque a chamada prova social, ou seja, o relato de outros usuários acerca da experiência que tiveram ao contratar determinados serviços, tem grande impacto no processo de escolha.
A soma dos fatores positivos e negativos citados nas avaliações são importantes para gerar um bom ponto de equilíbrio e transmitir às pessoas que a sua empresa é confiável.
Entre esses pontos positivos estão elogios, testemunho de ótimas experiências e comentários sobre o bom atendimento. Alguns pontos negativos são relatos de falhas nas operações, problemas de logística e experiências ruins quanto ao atendimento.
Para mostrar um pouco mais sobre a importância das avaliações e, também, como fazer para receber esses feedbacks de forma mais constante, listamos algumas dicas sobre esse importante tema. Confira!
Solicitar o feedback durante o checkout é uma forma de conseguir a opinião do hóspede in loco e utilizar isso para interagir com ele acerca da experiência proporcionada.
Muitas vezes, essa ação ajuda a evitar avaliações negativas na internet, já que possíveis problemas podem ser resolvidos ali, o que também dá crédito para o hotel e permite apresentar soluções mais rápidas.
As avaliações, acima de tudo, devem ser utilizadas para implementar melhorias. Afinal, as opiniões dos hóspedes são uma espécie de espelho, visto que refletem a imagem que o seu hotel tem junto ao público e ao mercado como um todo.
Ao utilizar isso para melhorar os seus serviços, as demandas serão supridas com maior facilidade e a chance de oferecer soluções cada vez mais completas aumentará, o que pode acarretar em vantagem competitiva.
Responder as avaliações é importante para interagir com o seu público. O principal ponto, nessa questão, é responder as avaliações negativas, pois isso mostra profissionalismo e ajuda a verificar determinados problemas.
Certamente, outros usuários levarão isso em conta, pois verão que o seu hotel está realmente preocupado com a opinião dos hóspedes e em melhorar a qualidade dos serviços prestados
Essas informações ajudam a evitar que erros pontuais voltem a se repetir e, caso essas falham estejam acontecendo em grande escala, reavaliar a forma de atuação para solucionar o problema de vez.
O e-mail pode ser utilizado para obter feedbacks perdidos, já que não são todos os hóspedes que deixam avaliações na internet. Esse canal é excelente por possibilitar respostas mais completas e que podem ser preenchidas com mais calma, o que não seria possível via telefone, por exemplo.
Essa medida pode ser até vista como uma ação de pós-venda, já que se assemelha a isso. Mas, na realidade, é um importante recurso para criar um relacionamento mais sólido com os hóspedes e abrir caminho para fidelizá-los.
Colocando essas dicas em prática, você conseguirá tirar mais proveito da avaliação dos hóspedes, além de obtê-las em maior número, o que é fundamental para a melhoria do desempenho.
O que você pensa sobre a avaliação dos hóspedes? Deixe o seu comentário, ele é muito importante para nós!