Para uma empresa se destacar em um mercado concorrido como o de hospedagem é necessário conhecer bem quem são seus hóspedes. Entender suas expectativas, desejos, demandas e buscar soluções inovadoras e únicas é o melhor caminho para conquistá-los. Para isso, é preciso ficar atento às tendências em hotelaria.
Vivemos em um mundo dinâmico e altamente conectado, o que obriga hotéis e pousadas a se reinventarem a todo momento. Diante das novas mídias, tecnologias modernas, mudanças no comportamento de consumo e no perfil dos hóspedes, dentre outros aspectos, influenciam o desenvolvimento do setor de turismo.
Quer saber quais as principais tendências em hotelaria para 2018 e sair na frente de seus concorrentes? Então não deixe de ler os próximos parágrafos!
Muitos turistas recorrem à internet para planejar suas viagens. Eles escolhem o melhor meio de transporte, compram passagens, definem roteiros turísticos e, claro, selecionam o local em que vão se hospedar. Apesar desse hábito, ainda existe muita desconfiança entre o que é apresentado na web e o que encontram na realidade.
Para vencer essa desconfiança, ganhar credibilidade junto aos hóspedes e fortalecer a marca do estabelecimento é interessante apostar nas fotos 360º. Elas permitem que o cliente visualize todos os ângulos do quarto e demais espaços e, com isso, passam a ter mais certeza no que vão alugar.
Apesar do número de usuários crescer a cada ano, a internet ainda é bastante negligenciada por muitas empresas. Com 120 milhões de pessoas conectadas, o Brasil é o quarto país do mundo com acesso online. Grande parte dessa audiência, inclusive, conta com um perfil em alguma rede social.
Dessa forma, as empresas hoteleiras que desejam ganhar mercado e aumentar as suas operações precisam aumentar seus investimentos em mídias digitais: melhorar a presença digital, se fazerem presentes nas redes sociais, investir em plataformas de e-commerce, dentre outras estratégias.
Com certeza você já assistiu em algum canal de televisão a propaganda de algum site que compara preço e condições de hotéis ou até mesmo já navegou por eles. Esse sistema vem ganhando força nos últimos anos e representa uma grande oportunidade para o consumidor planejar suas viagens.
Para 2018, os Meta Searchs devem se consolidar junto aos viajantes e tomar uma fatia importante no mercado. O desafio é fazer com que os turistas passem a fazer suas reservas diretamente nos sites dos hotéis ou pousadas em vez de apostarem no modelo atual, dominado pelas agências de viagens online.
As pessoas seguem buscando conforto em sua hospedagem, mas isso não quer dizer que é necessário ter quartos enormes. Até porque muitos turistas têm optado por viajar sozinhos ou em pequenos grupos. Dessa forma, reduzir o tamanho do dormitório é uma forma de baixar a diária e também ser atrativo.
Além disso, apostar em espaços públicos e áreas comuns mais amplas torna o hotel ou pousada mais convidativo e alinhado com o perfil do turista atual. Em suas viagens, eles buscam experiências únicas, o que envolve o contato com outros viajantes.
Gostou deste artigo sobre as tendências em hotelaria? Que tal assinar a nossa newsletter e receber outros conteúdos relevantes?